Eduarda Ferreira,
Delegada de Saúde Coordenadora da USP do ACES Porto Oriental
“A Vacina da hepatite B…sempre é uma mais valia …”
Já de madrugada, não consigo precisar o ano, fazíamos a “ronda” pelos trabalhadores do sexo, em meados do mês de junho, identificado em conjunto com as equipas da APF/Espaço Pessoa, como sendo a altura em que encontraríamos mais gente a trabalhar.
Paramos junto ao Viaduto de Gonçalo Cristóvão, entre a Trindade e o Jornal de Notícias. Contavamos encontrar não só sem abrigo mas também profissionais do sexo, mulheres e travestis.
Aproveitavamos para trabalhar a vacinação do Tétano e da Hepatite B, monitorizando os casos que já acompanhavamos em contexto de Tuberculose, doença ou contactos, e preparando a época para a vacina contra a Gripe Sazonal.
Uma das senhoras que trabalhava na rua, era nova para a nossa equipa. Abeirou-se para avaliar o que se tratava. Magra, minisaia, óculos de lentes grossas, lábios pintados de vermelho, com alguma desconfiança.
- Há preservativos? Questionou-nos, enquanto arranjava a saia e olhava em redor para a nossa Unidade Móvel que tinha em grandes letras: Projecto de Intervenção Especial de Saúde Materno-Infantil e Planeamento Familiar.
E lá começamos a falar com ela: chama-se…eh…deu um nome X. Que riscos profissionais tinha presentes, o valor das vacinas e em relação a doenças transmissíveis a Hepatite B…Resistente no inicio, tinha que estar atenta aos clientes…afinal estava a trabalhar e havia que aproveitar. Acabou por conversar, referir o seu nome, a data de nascimento…os seus antecedentes e medos, expor as suas dúvidas até que, de forma afirmativa, declarou:
- Ora bem, mas a vacina é mesmo importante…sempre é uma mais valia….será que posso começar já? Os clientes que esperem…
5 CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, 15-17 fevereiro 2017
O V Congresso Nacional de Saúde Pública, uma iniciativa da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., irá realizar-se de 15 a 17 de fevereiro de 2017, no Porto.
O tema do Congresso, “SAÚDE PÚBLICA: BRAÇOS QUE CONSTROEM COLUNAS E PONTES“, inspirado num verso do poema “Fonte” da escritora Ilse Losa, que viveu e morreu na cidade do Porto, pretende transmitir duas ideias-chave:
- o facto de todos (serviços de saúde, governo e autarquias, academia e restantes setores da sociedade, incluindo a sociedade civil) serem coprodutores e corresponsáveis na produção de melhor saúde e bem-estar;
- o papel fundamental que os serviços de saúde pública têm na construção da(s) ponte(s) entre o que é feito por cada um, o esforço de todas/os e aquilo que é prioritário e se deseja mudar, de um modo mais efetivo e sustentável, reduzindo as desigualdades/iniquidades em saúde.
Boletim de Inscrição no Congresso e Workshops – inscrição obrigatória e gratuita até 08/02/2017;
Regulamento para submissão de resumos e respetivo formulário – data limite 14/12/2016.
novembro 2016 (18ª edição)__________________________
Cerimónia de assinatura dos Acordos de Cooperação entre o ACES Porto Oriental, a DICAD e os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do Porto Oriental
No passado dia 18 de novembro de 2016, decorreu a cerimónia de assinatura dos Acordos de Cooperação, no âmbito da prevenção das dependências em contexto escolar, entre o ACES Porto Oriental, a DICAD e os os 6 Agrupamentos de Escolas (Alexandre Herculano, António Nobre, Aurélia de Sousa, Cerco, Eugénio de Andrade e Pêro Vaz de Caminha) e as 2 Escolas não agrupadas (Filipa de Vilhena e Soares dos Reis), do Porto Orienta. Durante a cerimónia foram apresentados os resultados do estudo feito. Ler mais.
Reflexões sobre a prevenção e controlo do tabagismo
O Serviço Nacional de Saúde continua a fazer um grande esforço no sentido de aumentar a acessibilidade dos utentes para obtenção de informações credíveis e de ajuda profissional. Por outro lado, salienta-se a aposta na capacitação contínua dos profissionais de saúde no sentido da prevenção e tratamento desta epidemia.
Para uma parte importante da população portuguesa e, em particular para os fumadores, o consumo de tabaco não é percecionado como um grave fator de risco para a saúde.
O trabalho de articulação entre a DICAD e o ACES Porto Oriental no âmbito das Dependências presente e futuro
A necessidade reconhecida de uma maior intervenção da saúde pública, particularmente nas suas funções de vigilância epidemiológica, promoção da saúde da comunidade e de avaliação do impacto da intervenção em saúde, apela para a existência de respostas multidisciplinares, dotadas de recursos humanos e materiais, com capacidade de decisão e intervenção.
É neste sentido que surge esta parceria, objeto agora da assinatura do Acordo de Cooperação entre o ACES Porto Oriental, a DICAD e as Escolas do território, procurando desenvolver um projeto de intervenção na prevenção dos comportamentos aditivos e dependências... Ler mais...
O resultado da intervenção da ASAE, Unidade Regional do Norte, no âmbito da lei do Tabaco, desde 2008 até à data
Estamos convencidos que, a prazo, a clarificação e simplificação das regras, operada por via legislativa, bem como a sedimentação de comportamentos responsáveis, potenciada por campanhas informativas e pela acção fiscalizadora das entidades competentes, contribuirão para imprimir uma redução acentuada dos impactos negativos do tabaco na saúde dos portugueses.
"Um dia com...a ASAE"
No passado dia 20 de outubro, no âmbito do “Um Dia Com…” a USP recebeu nas suas instalações a presença do Sr Eng Vitor Serra, Inspector-Director da Unidade Regional Norte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), da Inspectora-Chefe da Unidade Operacional I, Jacinta Ladeira; do Chefe de Equipa Multidisciplinar da Unidade Operacional I, Domingos Gomes e da Chefe de Equipa Multidisciplinar do Núcleo de Investigação e Instrução Processual, Sónia Nascimento.
Esta reunião foi bastante profícua no estreitar de relações de trabalho, e abrindo portas para o trabalho conjunto em áreas diferentes das habituais.
ESCAIDE 2016 - participação da Médica Interna de Saúde Pública, Dra Ana Lúcia Figueiredo
De 28 a 30 de novembro de 2016, participei no ESCAIDE (European Scientific Conference on Applied Infectious Disease Epidemiology), uma conferência organizada pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), que se realizou em Estocolmo, na Suécia, nas instalações do Stockholm Waterfront Congress Centre. Esta foi a 10ª edição da conferência, mas a primeira em que tive oportunidade de participar e contactar, pela primeira vez, com profissionais nacionais e internacionais, das mais variadas áreas do saber, ainda que de alguma forma relacionadas com a Epidemiologia. Ler mais..