Eduarda Ferreira,
Delegada de Saúde Coordenadora da USP do ACES Porto Oriental
A Unidade de Saúde Pública
No passado, os problemas ligados à saúde coletiva mantinham-se confinados a uma perspetiva teórica e só surgia a intervenção quando a população se deparava com uma epidemia mais grave. Com a atenção dos mais esclarecidos e com o avanço do conhecimento e da ciência médica, passou a haver um crescente interesse pelas áreas da promoção e proteção da saúde e da prevenção da doença na população e da intervenção nos fatores determinantes da saúde.A organização e as competências dos serviços de saúde vieram a ser definidas por diplomas legais.
A Unidade de Saúde Pública do ACES Porto Oriental (USP PO), com as competências e organização legalmente definidas (Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de Fevereiro; Decreto-Lei n.º 81/2009 de 2 de Abril com as alterações introduzidas pelo Decreto-lei n.º 137/2013, de 7 de outubro) tem por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da sua área geográfica de intervenção, correspondendo às freguesias de Paranhos, Bonfim e Campanhã, visando a obtenção de ganhos em saúde e concorrendo, de um modo direto, para o cumprimento da missão do ACES Porto Oriental. Integra o exercício do poder de autoridade de saúde, no cumprimento da obrigação do Estado de intervir na defesa da Saúde Pública, nos termos da legislação específica (base xix da Lei n.º 48/90, de 24 de Agosto, Decreto-Lei n.º 135/2013, de 4 de outubro que altera o Decreto-Lei 82/2009, de 2 de abril).
A atividade da USP PO desenvolve-se com autonomia organizativa e técnica, em intercooperação com as restantes unidades funcionais do ACES e do Conselho Clínico e de Saúde, garantindo a necessária articulação interinstitucional e intersectorial.
Da experiência adquirida, a USP estrutura-se pelas seguintes áreas funcionais, enquanto pilares estruturais do seu desempenho:
a) Planeamento e Administração em Saúde;
b) Prevenção, Promoção e Proteção da Saúde;
c) Vigilância Epidemiológica;
d) Comunicação
Neste sentido, desenvolve o seu Plano de Atividades cujos objetivos estratégicos são os seguintes:
- Elaborar informação e planos em domínios da saúde pública;
- Proceder à investigação e vigilância epidemiológica;
- Gerir programas de intervenção no âmbito da prevenção da doença, promoção e proteção da saúde da população em geral ou de grupos específicos;
- Colaborar, de acordo com a legislação respetiva, no exercício das funções de autoridade de saúde.
Editorial - trabalho em equipa...
A Newsletter da USP do ACES Porto Oriental vai entrar numa nova fase…vai ter um “novo rosto”, uma nova organização…ou seja, ao fim de quatro anos, todos concordamos que era necessário um “lifting”… A gestora – a Sra. Enfª. Ana Maria, pediu-me para fazer o editorial e, apesar de preferir o trabalho de retaguarda, não “pude” recusar. O meu primeiro desafio foi escolher o tema e o segundo foi decidir o que escrever sobre o tema escolhido.
Ao revisitar as minhas memórias do trabalho que temos vindo a desenvolver na área da comunicação, com seis projetos concretizados ao longo destes quatro anos, não tive dúvidas que o tema seria “trabalho em equipa”… e o conteúdo? Deveria ser uma homenagem a três profissionais, que verdadeiramente têm feito um trabalho em equipa e que sem eles não seria possível ter sonhado, planeado, concretizado e ter sucessos…e resiliência, e espírito de sacrifício, e capacidade de trabalho, e honestidade na relação interpessoal; e capacidade de interajuda…e… poderia continuar a enumerar um conjunto “infinito” de qualidades e competências que reconheço nestes profissionais, com quem tenho o grato gosto de trabalhar. Por tudo isto e muito mais o meu muito obrigado à Ana Maria, ao Luis e à Sandra.
julho 2016 (14ª edição)_______________________________
A Educação Sexual pela Arte – O PRESSE na Escola Artística Soares Reis
O dia 29 de Junho foi um dia que, uma vez mais, mostrou os resultados de um protocolo de trabalho frutuoso entre a Unidade de Saúde Pública (USP) do ACES Porto Oriental e a Escola Artística Soares Reis, e de como a educação sexual pode ser dinamizada na e pela comunidade educativa.
"A partir de 1 de agosto DE 2016 faça aqui as suas análises" - ACES PORTO ORIENTAL
O QUE É? É um serviço que se destina à realização de análises clínicas, efetuado por técnicos do Centro Hospitalar S. João, realizado na sua unidade de saúde. ONDE FICA? No ACES Porto Oriental, Unidade de Vale Formoso, situado na Rua Vale Formoso, 466-piso1-Porto.
Novo Programa Nacional de Vacinação 2017 - saiba as novidades...
A partir de janeiro de 2017 entrará em vigor o novo Programa Nacional de Vacinação, onde são introduzidas várias alterações, nomeadamente: a vacina tetravalente contra infeções por vírus do Papiloma humano (HPV 4) vai ser substituída pela vacina HPV nonavalente (HPV 9), a administrar aos 10 anos de idade, às jovens do sexo feminino; será introduzida a vacinação das grávidas contra a tosse convulsa para proteção dos recém-nascidos até poderem iniciar a vacinação contra esta doença, a partir dos dois meses de idade. Ler mais...
28 julho - Dia Mundial da Hepatite "assassino silencioso"
Estima-se que mais de 13 milhões de pessoas na Europa vivam infetadas com o vírus da Hepatite B e mais de 15 milhões têm doença crónica, provocada pelo vírus da Hepatite C. Estes dois vírus são os responsáveis pela maior carga de hepatite viral no Continente Europeu. Ainda na Região Europeia, mais de 400 pessoas morrem diariamente por causas relacionadas com as Hepatites víricas.
Celebração da Saúde Pública no Porto
As Comemorações dos 10 anos do ISPUP, que aconteceram entre 11 e 15 de julho, tiveram por mote “A Investigação em Saúde Pública Salva Vidas”. Com estas Comemorações o ISPUP pretendeu reforçar a projeção da Saúde Pública e das ciências com ela associadas, bem como promover o intercâmbio e intensificar as relações dentro da comunidade académica, da sociedade, em particular, na cidade do Porto. Ler mais...