top of page

UM DIA COM...

O projeto “Um dia com…”, tem como estratégia principal dar a conhecer, em contexto real, quem somos e o que fazemos. Pretende-se estabelecer protocolos com os equipamentos da comunidade que permitam definir em conjunto objetivos para obter ganhos em saúde.

O projeto envolve entidades que representam o cidadão/sociedade civil, nomeadamente associações de doentes, de pais, IPSS, entre outras, com o objetivo de reforçar o envolvimento no Plano Local de Saúde.

Luis Cunha, Gestor do Projeto

“Um Dia Com…” a ACAPO

No dia 15 de junho a USP teve o prazer de receber nas suas instalações a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), no âmbito do projeto “Um Dia Com…”.

A ACAPO existe há mais de 25 anos e tem como objetivo: promover a inclusão social das pessoas com deficiência visual. Para dar resposta às necessidades das pessoas que procuram a ACAPO (pessoas com deficiência visual, suas famílias e sociedade civil), disponibilizam serviços em diversas áreas como o serviço social, psicologia, terapia ocupacional, acessibilidade, formação profissional, ensino do Braille ou produção documental.

Ver apresentação

 

“Um Dia Com…” Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

No dia 12 de maio a USP teve o prazer de receber nas suas instalações o Senhor Professor Doutor Pedro Brandão FCUP, no âmbito do projeto “Um Dia Com…”.

Foi apresentado um projecto inovador - o “Quiosque de Saúde”, que permite a auto monitorização de alguns dados antropométricos (peso) e sinais vitais (pulso, oxímetria e tensão arterial) num âmbito de rotina ou previamente a uma consulta de enfermagem/médica. O processo de automatização destas avaliações, poderá contribuir para a redução de custos associados e libertar os profissionais de saúde para o desempenho de outras atividades. Por outro lado, O “Quiosque de Saúde” também poderá contribuir para a realização de rastreio de larga escala na população com custos marginais muito baixos, com a sua disponibilização em locais não associados a instituições de saúde, com um possível impacto positivo na saúde pública.

O “Quiosque de Saúde” é um projecto entre muitos outros, que a área das Ciências de Computadores  desenvolvem na área da Saúde.

Ver apresentação

 

 “Um Dia Com…” o ISPUP

No dia 6 de abril a USP teve o prazer de receber nas suas instalações o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), no âmbito do projeto “Um Dia Com…”.

A missão do ISPUP é a de contribuir para o desenvolvimento, difusão e aplicação de novos conhecimentos no domínio da saúde pública, estimulando a investigação e formação de excelência, para melhorar e proteger a saúde da população humana. Esta missão é alcançada providenciando as condições necessárias para a prossecução de programas de pós-graduação, produção científica criada a partir de investigação de elevada relevância, serviços inovadores, em resposta às necessidades locais, nacionais e internacionais e parcerias criativas.

Ficha Técnica

Gestora: Ana Lourenço

Equipa: Ana Lourenço, Luís Cunha, Rosa Branca Mansilha, Sandra Almeida

Edição de Imagem: Margarida Azevedo

Coordenação: Rosa Branca Mansilha

Colaboradores: Ana Lourenço, Ana Lúcia Figueiredo, Carlos Matos, Diogo Viana, Eduarda Ferreira, Gustavo Duarte,  Hélder Machado, Isabel Moita, João Moreira, João Paulo Magalhães, João Rodrigues, Lígia Monteiro, Luís Cunha, Margarida Azevedo, Margarida Horta, Maria Clotilde Moutinho, Maria de Lurdes Maio, Maria do Céu Magalhães, Mónica Mata, Natália Silva, Olga Monteiro, Patrícia Andrade, Paula Gonçalves, Rosa Branca Mansilha, Rui Malheiro, Sandra Almeida, Susana Torres

 

 

ACES Porto Oriental | Unidade de Saúde Pública

Rua Vale Formoso, 466, 4º piso, 4200-510 Porto

Telf.: 228 347 363 | Fax: 220 419 975 | Email: saudepublica@csparanhos.min-saude.pt

 

Área de Intervenção

 

A área geodemográfica do ACES Porto Oriental (ACES PO) é constituída pelas freguesias de Bonfim, Campanhã e Paranhos com uma população residente de 101 222 habitantes (censo INE 2011), com uma população inscrita no ACES Porto Oriental de 54.637 homens e 65.902 mulheres, num total de 120.539 utentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page