A Unidade de Saúde Pública (USP) teve o privilégio de fazer parte deste encontro com uma mesa em que o tema foi “Da Observação à Intervenção”
"Da Medição à Gestão" - Unidade de Apoio à Gestão
Foi abordada a importância da comunicação dentro da unidade e seus elementos assim como entre a UAG e as várias unidades funcionais com quem se articula, daí a referência à figura do interlocutor, definido para as áreas chave de atuação, permitindo que a comunicação com as Unidades Funcionais nas diferentes áreas de atuação de “BackOffice” seja mais facilitadora e mais eficiente.
" Abordagem na comunidade e integração de cuidados"
A comunicação “Pensar a UCC” foi realizada com o principal objetivo de dar a conhecer aos profissionais do ACES Porto Oriental, os projetos desenvolvidos pelas suas Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). As necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e comunidades são situações complexas que exigem uma abordagem multidisciplinar e transequatorial.
A criação deste projeto nasceu da necessidade de dar resposta a casais em fase de gestação, sem domínio da língua portuguesa, situação recorrente devido à proximidade com o pólo universitário da Asprela.
" Mexa o Corpo Ative a Mente - Movimente-se no ACES"
... as terapeutas ocupacionais apresentaram uma comunicação onde foi abordada a primazia da estimulação cognitiva no quotidiano de todos os indivíduos.
“Intervenção Multidisciplinar Integrada”- A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados
... quisemos mostrar o novo modelo de intervenção focalizado no utente com os contributos de diversas especialidades da URAP que a centralização de profissionais num único local facilita, mas ainda expor quer a componente assistencial presente e óbvia quer a componente de literacia da saúde, menos conhecida quer dos profissionais de saúde do ACeS quer dos utentes em geral.
“A reconfiguração do ACES Porto Oriental”
Sentiu-se a necessidade de observar, pelo prisma das unidades funcionais (UF) Unidades de Saúde Familiares (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), o metamorfosear do nosso ACES. Foram definidas várias dimensões de análise para nortearem as análises das unidades funcionais: recursos humanos, atividade formativa, evolução organizacional, atividade assistencial e cidadania e comunicação com os utentes, sendo a análise efetuada da responsabilidade das UF
"Futurar o ACES Porto Oriental"
Do Enfermeiro de Família ao valor dos Cuidados Especializados de Enfermagem
O ACeS Porto Oriental, tal como todos os ACeS em Portugal, encontra no que à Enfermagem diz respeito, um contexto socioprofissional favorável a uma adequada acessibilidade dos utentes aos seus cuidados, mas complexo e exigente…”
Qualidade e Segurança no ACES Porto Oriental
A Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde (ENQS) consagra que, no processo de busca de excelência, é necessário estabelecer exigências que formalizem procedimentos que as instituições de saúde e os seus profissionais terão que utilizar para que os cuidados de saúde que prestam aos cidadãos respondam a critérios de qualidade.
Qualidade e Segurança no ACES Porto Oriental - Gabinete do Cidadão
O Gabinete do Cidadão, enquanto estrutura do ACES é um serviço de apoio à gestão, competindo-lhe no âmbito das suas atribuições um papel ativo de ligação com as Unidades de Saúde e o cidadão utilizador dos cuidados de saúde primários prestados pelas suas Unidades de referência.
ACES Porto Oriental - Apresentação de resultados 2015
Para lá da sua missão de prestação de cuidados de saúde primários, de qualidade e proximidade, às populações que estão sob a sua responsabilidade, importa transmitir o que fazemos bem, o que podemos melhorar, as oportunidades de que dispomos e os constrangimentos com que nos deparamos: porque somos Gente que Cuida de Gente.