top of page

2º Encontro do ACES Porto Oriental - "Gente que Cuida de Gente"

Programa

 

"Da Observação à Intervenção"

A Unidade de Saúde Pública (USP) teve o privilégio de fazer parte deste encontro com uma mesa em que o tema foi “Da Observação à Intervenção”

"Da Medição à Gestão" - Unidade de Apoio à Gestão

Foi abordada a importância da comunicação dentro da unidade e seus elementos assim como entre a UAG e as várias unidades funcionais com quem se articula, daí a referência à figura do interlocutor, definido para as áreas chave de atuação, permitindo que a comunicação com as Unidades Funcionais nas diferentes áreas de atuação de “BackOffice” seja mais facilitadora e mais eficiente.

" Abordagem na comunidade e integração de cuidados"

A comunicação “Pensar a UCC” foi realizada com o principal objetivo de dar a conhecer aos profissionais do ACES Porto Oriental, os projetos desenvolvidos pelas suas Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). As necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e comu­nidades são situações complexas que exigem uma abordagem multidisciplinar e transequatorial.

" Pais do Mundo"

A criação deste projeto nasceu da necessidade de dar resposta a casais em fase de gestação, sem domínio da língua portuguesa, situação recorrente devido à proximidade com o pólo universitário da Asprela.

" Mexa o Corpo Ative a Mente - Movimente-se no ACES"

... as terapeutas ocupacionais apresentaram uma comunicação onde foi abordada a primazia da estimulação cognitiva no quotidiano de todos os indivíduos.

“Intervenção Multidisciplinar Integrada”- A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados

... quisemos mostrar o novo modelo de intervenção focalizado no utente com os contributos de diversas especialidades da URAP que a centralização de profissionais num único local facilita, mas ainda expor quer a componente assistencial presente e óbvia quer a componente de literacia da saúde, menos conhecida quer dos profissionais de saúde do ACeS quer dos utentes em geral.

“A reconfiguração do ACES Porto Oriental”

Sentiu-se a necessidade de observar, pelo prisma das unidades funcionais (UF) Unidades de Saúde Familiares (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), o metamorfosear do nosso ACES. Foram definidas várias dimensões de análise para nortearem as análises das unidades funcionais: recursos humanos, atividade formativa, evolução organizacional, atividade assistencial e cidadania e comunicação com os utentes, sendo a análise efetuada da responsabilidade das UF

"Futurar o ACES Porto Oriental"

Do Enfermeiro de Família ao valor dos Cuidados Especializados de Enfermagem

O ACeS Porto Oriental, tal como todos os ACeS em Portugal, encontra no que à Enfermagem diz respeito, um contexto socioprofissional favorável a uma adequada acessibilidade dos utentes aos seus cuidados, mas complexo e exigente…”

Qualidade e Segurança no ACES Porto Oriental

A Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde (ENQS) consagra que, no processo de busca de excelência, é necessário estabelecer exigências que formalizem procedimentos que as instituições de saúde e os seus profissionais terão que utilizar para que os cuidados de saúde que prestam aos cidadãos respondam a critérios de qualidade.

Qualidade e Segurança no ACES Porto Oriental - Gabinete do Cidadão

O Gabinete do Cidadão, enquanto estrutura do ACES é um serviço de apoio à gestão, competindo-lhe no âmbito das suas atribuições um papel ativo de ligação com as Unidades de Saúde e o cidadão utilizador dos cuidados de saúde primários prestados pelas suas Unidades de referência.

ACES Porto Oriental - Apresentação de resultados 2015 

Para lá da sua missão de prestação de cuidados de saúde primários, de qualidade e proximidade, às populações que estão sob a sua responsabilidade, importa transmitir o que fazemos bem, o que podemos melhorar, as oportunidades de que dispomos e os constrangimentos com que nos deparamos: porque somos Gente que Cuida de Gente.

Ficha Técnica

Gestora: Ana Lourenço

Equipa: Ana Lourenço, Luís Cunha, Rosa Branca Mansilha, Sandra Almeida

Edição de Imagem: Margarida Azevedo

Coordenação: Rosa Branca Mansilha

Colaboradores: Ana Lourenço, Ana Lúcia Figueiredo, Carlos Matos, Diogo Viana, Eduarda Ferreira, Gustavo Duarte,  Hélder Machado, Isabel Moita, João Moreira, João Paulo Magalhães, João Rodrigues, Lígia Monteiro, Luís Cunha, Margarida Azevedo, Margarida Horta, Maria Clotilde Moutinho, Maria de Lurdes Maio, Maria do Céu Magalhães, Mónica Mata, Natália Silva, Olga Monteiro, Patrícia Andrade, Paula Gonçalves, Rosa Branca Mansilha, Rui Malheiro, Sandra Almeida, Susana Torres

 

 

ACES Porto Oriental | Unidade de Saúde Pública

Rua Vale Formoso, 466, 4º piso, 4200-510 Porto

Telf.: 228 347 363 | Fax: 220 419 975 | Email: saudepublica@csparanhos.min-saude.pt

 

Área de Intervenção

 

A área geodemográfica do ACES Porto Oriental (ACES PO) é constituída pelas freguesias de Bonfim, Campanhã e Paranhos com uma população residente de 101 222 habitantes (censo INE 2011), com uma população inscrita no ACES Porto Oriental de 54.637 homens e 65.902 mulheres, num total de 120.539 utentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page